O inbound marketing é uma maneira de utilizar o marketing digital com o objetivo de atrair possíveis consumidores para a página web de uma empresa. Ele é puramente baseado em relacionamento e não em anúncios e publicidades, no inbound tudo se resume ao conteúdo entregue. Cada vez mais empresas de todos os segmentos e tamanhos estão enxergando no inbound uma maneira eficiente de conquistar novos clientes, gerando mais leads e reafirmando uma autoridade e credibilidade da marca em determinados assuntos.

marketing de entradaO inbound funciona como estratégias de atração e é baseado em um caminho mútuo, onde o cliente procura a empresa e ela devolve com conteúdo. Para dar certo precisam ser realizadas algumas campanhas com a intenção de atrair possíveis clientes para um site ou até mesmo um blog de uma determinada empresa que oferece um produto ou um serviço.

Depois que ocorre a atração, o relacionamento começa e essa pessoa entra em um fluxo automático de nutrição onde recebe materiais informativos, que precisam ser construídos da melhor forma possível. Nesse cenário, é importante frisar que esse material na maioria das vezes não fala explicitamente da marca e dos benefícios que ela traz, mas fala do mercado como um todo, é um conteúdo educativo que precisa fazer a diferença na vida dessas pessoas, um conteúdo que ela não encontraria em qualquer lugar na internet.

Por esses motivos, o inbound é uma das maneiras mais personalizadas de tratar um prospect ou um cliente. Além desse benefício muito rico, outra coisa muito interessante e importante dessa estratégia é que ela permite que seja possível enxergar todos os resultados de todas as ações, tudo no inbound pode ser medido. É fácil encontrar o número exato de pessoas que visualizaram seu conteúdo, aquelas que converteram em leads e também as que se tornaram de fato consumidores. É possível ter o nome de todas essas pessoas, assim como outras informações relevantes, o caminho que elas percorreram dentro do seu site, quanto tempo elas demoraram para fechar o negócio e muito mais. Com o inbound é possível dar cara para o público e trabalhar o relacionamento da melhor maneira possível.

Um inbound marketing bem feito tem como objetivos o aumento da visibilidade das empresas, a diminuição do investimento na aquisição de novos consumidores, a atração de possíveis clientes, a geração de conteúdos inéditos que são relevantes para o público-alvo e a otimização de todo o processo de vendas. Nesse último objetivo é muito importante que os setores de marketing e de vendas das empresas estejam sempre na mesma página e que os dois departamentos enxerguem todos os benefícios que essa estratégia traz para ambos.

Uma dica importante para quem pretende trabalhar com esse tipo de estratégia é sempre focar na entrega do conteúdo certo para o público certo na hora certa, e para isso é preciso conhecer a fundo a persona com quem você vai conversar e sua jornada de compra, assim fica mais fácil encantar os possíveis clientes e fidelizar aqueles que já estão na sua base de contatos.