Landing pages Também conhecidas como ‘páginas de destino’ ou ‘páginas de conversão’

São utilizadas como parte do processo de marketing de conteúdo. Elas tem como principal objetivo a conversão de leitores em leads, ou seja, transformam visitantes em clientes em potencial mais próximos da compra.

LandingO marketing digital permite que uma empresa conquiste novos clientes sem grandes gastos, utilizando apenas conteúdo de qualidade e interesse para o público alvo. As landing pages são uma forma de oferecer um conteúdo mais completo, como um e-book, pedindo que o leitor preencha um formulário rápido. Dessa forma, o visitante passa a fazer parte de uma lista de contatos que sempre recebe promoções e novidades da empresa.

Benefícios das landing pages

  1. Resultados – as páginas de destino são responsáveis por altas taxas de conversão de vendas.
  2. Segmentação – uma das vantagens de uma landing page bem estruturada é atingir o público alvo da marca, evitando gastos com publicidade mal direcionada.
  3. Funil – as landing pages atraem visitantes e filtram todos esses leitores, terminando com uma lista que inclui apenas quem realmente se interessa pela empresa.
  4. Reduz o CAC – o (custo de aquisição por cliente) reduz drasticamente, tendo em vista que o único investimento é na criação da página. Após isso, o trabalho de seleção de potenciais clientes é feito sozinho.

Dicas para fazer uma landing page de sucesso

  • Aposte em um layout clean, dando destaque às informações mais importantes. Isso evita que o leitor tenha muitas dúvidas e feche a página antes de se tornar um lead.
  • Passe a mensagem de forma curta e objetiva. É possível testar a eficácia da landing page pedindo para um amigo ver se entende a proposta em 5 segundos. Dessa forma, você pode saber se o objetivo foi explicado de forma clara.
  • Utilize as técnicas de SEO para alcançar o público alvo da empresa. As landing pages devem conter poucas informações e textos curtos. Por isso é importante utilizar cada palavra e cada imagem com sabedoria.
  • Solicite informações que realmente pretende utilizar. Um formulário muito grande pode afastar leitores apressados. Saiba quais os dados sobre o visitante são realmente necessários neste primeiro contato.
  • Pedir apenas o e-mail pode ser suficiente em muitos casos. Dessa forma, o contato do leitor pode fazer parte do e-mail marketing da empresa.
  • Invista nas redes sociais para atrair visitantes para sua landing pages. O chamado pode ser feito na página da empresa ou através de links patrocinados, que aparecem na linha do tempo dos leitores. Promova engajamento e incentive a participação respondendo aos comentários postados.
  • Finalize a mensagem com um Call to Action, chamando o visitante para a ação. Destaque esta opção com um botão ao final do formulário e utilize palavras-chave para deixar claro o que o consumidor vai adquirir com o click, por exemplo: baixe seu e-book, se inscreva na lista, assista ao vídeo.
  • Para finalizar, guie o visitante para uma Thank you page. Agradecer pelo interesse na sua empresa mostra que a marca valoriza cada leitor.