É um termo que está na moda e pode parecer apenas mais uma palavra nova e chique para que os profissionais pareçam mais capacitados na hora de uma entrevista de emprego ou uma reunião. Porém, essa é uma tendência que já virou realidade no mundo das grandes corporações, assim como o avanço da tecnologia já se tornou mais do que uma aposta e sim algo com o qual não se pode continuar.

marketing digitalO marketing digital hoje é a maneira com que as empresas fazem marketing a partir do meio digital, meio óbvio certo? Podemos enxergá-lo como um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo identificar os possíveis consumidores no meio online e satisfazer as necessidades deles para torná-los clientes das marcas, produtos e serviços disponíveis. Dentro do marketing digital temos algumas estratégias diferentes que podem ou não serem utilizadas, tudo depende dos objetivos da empresa e também de como ela se posiciona no mercado.

Podemos enxergar essas estratégias como:

  • Marketing de conteúdo: geração de valor a partir de conteúdos relevantes e com credibilidade.
  • Campanhas de e-mail marketing: criação de um relacionamento com seus consumidores e possíveis consumidores através de uma comunicação automatizada de e-mail.
  • Estratégias de SEO: essas estratégias ajudam o site da sua empresa a estar bem posicionado nas buscas orgânicas de sites como Google.
  • Gestão de mídias sociais: através das mídias sociais a marca pode melhorar seu relacionamento com clientes e também com os usuários das redes no geral.
  • Criação de blogs e sites: através de páginas oficiais é possível construir e manter a imagem da marca e conseguir construir geração de leads.
  • Produção audiovisual: o Youtube é uma ferramenta que cresce cada vez mais e com ele é possível gerar conteúdos de qualidade.

O marketing digital é uma ferramenta indispensável hoje, pois não estar na internet é o mesmo que não existir offline; e o baixo investimento necessário para conseguir criar campanhas efetivas também faz com que essa seja a melhor estratégia de divulgação de marca hoje. Apostar no marketing digital é garantir sucesso para sua empresa, seja ela pequena, grande, online ou offline, e de qualquer mercado.

Através de canais online de divulgação e relacionamento é mais fácil estar em contato com seu público e esse é um dos maiores benefícios que o marketing digital traz para as empresas. Com ele é possível enxergar realmente o que está dando certo e o que precisa ser repensado, a resposta do público é praticamente imediata e isso transforma toda a estratégia de marketing, que precisa ser cada vez mais efetiva e personalizada, já era a época onde se anunciava na propaganda da novela e estava tudo bem. Hoje seu público quer exclusividade, quer se sentir especial, e o marketing digital está aí para ajudar nisso.

As dicas mais importantes para quem quer realizar um marketing digital efetivo são estudar bem o mercado para conhecer tudo sobre o seu público-alvo e apostar em ser uma empresa com credibilidade na hora de construir conteúdos de qualidade que mudem a vida do seu cliente.