Conforme a tecnologia avança, o mercado de trabalho muda. Isso já é uma realidade no mundo moderno e, por isso, é indispensável para as empresas que estejam sempre atentas para perceber essas mudanças e se adequar a elas o mais rápido possível, de preferência antes da concorrência. Os aplicativos mobile, junto às redes sociais, fizeram com que o mundo ficasse muito mais conectado do que há alguns anos atrás. Com isso, novas profissões foram surgindo e um ótimo exemplo disso é o cargo de social media, profissional que cuida de todas os canais online de uma empresa e tem como responsabilidade a nutrição de consumidores com novos conteúdos que sejam específicos para cada um dos canais.

SOCIAL MEDIAUm profissional de social media precisa conhecer as redes sociais e utilizá-las como ferramentas, precisa ser especializado em publicidade online, como links patrocinados, e também em estratégias de marketing digital, como SEO. O social media cuida do conteúdo escrito, visual, audiovisual e qualquer outro tipo de produção que é feita especificamente para o meio digital. Devemos entender que o social media não precisa criar tudo sozinho, mas sua maior responsabilidade é saber entregar um conteúdo que pode ter sido criado por um analista de conteúdo em conjunto com um designer, e depois saber ler os relatórios que são entregues pelas próprias plataformas para enxergar se as estratégias estão dando certo ou precisam ser revistas.

Hoje em dia é mais comum que as empresas enxerguem a importância das redes sociais para o futuro do seu negócio e aumentem cada vez mais o investimento nessa área. Dentre os benefícios e vantagens que um profissional de social media traz para uma empresa estão o aumento da notoriedade da marca no meio digital, o aumento da credibilidade baseada em criação de conteúdos interessantes, uma maior gama de ferramentas que podem ser exploradas na comunicação e marketing da empresa, o aumento na taxa de conversão quando o trabalho é realizado de maneira correta, a preocupação com a experiência dos consumidores com o objetivo de entregar conteúdos que farão diferença na sua vida.

Um social media entrega dados muito úteis para que o departamento de marketing e vendas entenda cada vez melhor o seu público e consiga fidelizar clientes e torná-los embaixadores da sua marca. Um trabalho de social media bem feito melhora o posicionamento na busca orgânica do Google e com isso ajuda até a diminuir os custos de marketing da empresa.

Um bom social media precisa conhecer o seu público e entender qual tom de voz utilizar com ele. Se colocar no lugar de quem estará recebendo seu conteúdo também é uma boa dica, assim como manter sempre um canal de comunicação aberto com quem você está falando online. É muito importante que o social media crie conteúdos certos para cada tipo de plataforma, essa é uma das responsabilidades mais cruciais para o sucesso da comunicação. E para finalizar, um social media precisa sempre se lembrar de ser humano, pessoas não gostam de sentir que estão falando com robôs ou estão sendo tratadas como todo mundo, lembre-se disso.