No marketing digital é muito comum fazermos confusões sobre landing pages e squeeze pages, são a mesma coisa? É comum encontrarmos informações diferentes e até contrastantes, o que faz com que a estratégia se perca na confusão que é feita na cabeça das pessoas. Se levarmos ao pé da letra, Squeeze Pages seriam páginas de aperto, ou seja, uma página de compressão do seu tráfego, uma página de captura de e-mails, onde é possível transformar visitantes do seu site em leads para venda.

squeeze pagesEntão uma squeeze page serve para que você consiga ter dados concretos das pessoas que visitam seu site e transformar números em pessoas com nomes, e-mails e um contato. Ela pode ser construída de maneira muito simples e em diferentes ferramentas. Na maioria das vezes é criada com uma imagem de fundo neutro com um formulário inserido para que seja feita a captura de contato, o mais importante é que ela tenha um formulário bem estruturado e bem pensado segundo as necessidades de venda da marca, já que esse é o objetivo maior para que ela exista.

A maior diferença entre a squezze page e a landing page é o objetivo de cada uma delas, a squeeze page é utilizada para geração de leads para uma ação que é feita posteriormente, já a landing page tem como objetivo capturar um lead qualificado para que a conversão seja praticamente imediata. Uma landing page pode sim ser uma squeeze page, mas o contrário nunca é possível já que a landing page possui um teor de marketing e uma segmentação de lead.

O maior desafio para os profissionais de marketing digital é conseguir construir squeeze pages que convertem, por isso trouxemos algumas dicas que vão te ajudar nesse momento difícil de criação de páginas que efetivamente tragam um tráfego de leads. Para começar, em uma squeeze page bem feita geralmente temos um conteúdo de qualidade e gratuito para oferecer para nosso visitante e sempre relacionado com a oferta que estamos divulgando através da página, isso faz com que o objetivo de transformar todos os visitantes da sua página em um número menor, porém interessado no que você tem para oferecer, é realmente separar o joio do trigo.

Na hora de construir uma squeeze page lembre-se de:

Ser objetivo:
uma página como essa precisa ser objetiva, precisa prender a atenção da pessoa que está do outro lado da tela de uma maneira muito simples para que ela de fato deixe seus dados no formulário.

Ter um design bem feito:
se puder focar em um design bonito e em um layout responsivo e que chame atenção também pela beleza além do conteúdo, ótimo. Se você entrega algo feio e mal feito para o leitor, ele com certeza vai pensar que o conteúdo virá da mesma maneira e decidirá não deixar seus dados no formulário.

Usar gatilhos:
esse tipo de estratégia é muito bom em squeeze pages, utilize palavras que afetem o raciocínio do visitante, trabalhando a emoção, o mistério, a palavra grátis, entre outras que criarão gatilhos mentais no seu possível lead.