Não se pode negar que o processo de globalização influenciou e muito no comportamento da sociedade.

EAD Educação a distância Você mesmo pode fazer essa avaliação? Quais ações que você faz hoje que são influenciadas pela globalização?O uso dos meios de transporte? Acesso a informações pela TV, no rádio, na internet? Pois é, às vezes a gente não para pra pensar nessas situações, mas muita coisa potencializou os comportamentos humanos devido à globalização.

Fazendo essa análise em outras áreas, dá para notar que a educação também foi de certa forma, “afetada”. Áreas como a economia, política, interações sociais e especialmente a educação sofreram um impacto considerável. Mas quando se diz “afetada” não é bom pensar de modo negativo e sim como uma nova forma que floresceu em meio a essas transformações rotineiras. O método de educação à distância se tornou uma prática mais rápida, acessível (porque é mais barata) e com mais diversificações para técnicas e conhecimentos teóricos.

Mas aí você pode pensar que a globalização trouxe muitos benefícios, porém, se avaliar com mais cautela, verá que também trouxe alguns embates, inclusive da prática a distância com o encontro de culturas.

Os prós

Ok, digamos que você faça uma graduação a distância e talvez nem perceba a força que a globalização exerce em você, em seus colegas de sala de aula e nos métodos de estudo.

Por conta da globalização, o encontro de culturas nesse sistema ficou mais fácil por conta de uma comunicação também mais fácil e rápida. As transmissões de cultura ficaram mais expostas a indivíduos de várias tribos sociais e outros grupos. Por exemplo, você não precisa ir até aos Estados Unidos para entender sua cultura porque a educação a distância facilitou o seu conhecimento sobre a cultura deles.

Outro fato interessante é que esses sistemas de comunicação presentes na educação à distância elevam a disseminação dessas culturas com o objetivo de interporem elementos globais. Entre outras palavras, padrões são quebrados, dando maior diversidade e uma maior heterogeneização cultural, como alguns cientistas sociais comentam.

E os contras?

É, no meio de tudo ainda existem os problemas. Primeiro que nem sempre esse encontro e difusão de culturas é propagado em maior número de maneira igualitário. Você talvez nem aprenda tudo sobre os Estados Unidos por estudar numa instituição de educação à distância do que se estudasse numa instituição de período integral ou não. Aí os padrões, infelizmente, são impostos tanto na educação, como nos costumes, nas roupas, entre outros aspectos.

E o que esperar daqui pra frente?

O que esperar? Por enquanto é necessário observar. Mesmo na educação, é perceptível que há uma hierarquia para a sociedade aprender. A internet quebrou barreiras sim, contudo não é toda forma de conhecimento, como é o caso da educação a distância, que pode ser propagada tão facilmente assim.

Por isso, é sempre bom estar atento a transformações culturais e aprender a assimilar os fatores que estão surgindo na sociedade, sem sobrepor um sobre o outro e nem menosprezá-los, ainda mais na área da educação.