Você sabe o que é um ebook?

EbookO ebook é um livro eletrônico que circula apenas nas páginas que já não são mais de papel, mas sim em telas de LCD. São os mesmo livros, as mesmas palavras, as mesmas vírgulas e a mesma escrita. É tudo igual, com exceção da plataforma.

Mas, então o que diferencia o ebook para o livro comum para ser mais atrativo? Afinal, muitas pessoas desprezam utilizar o notebook, o tablet ou o celular para ler um livro de 200 páginas. No entanto, é neste ponto que o ebook se diferencia.

Ele é mais rápido, dinâmico e de mais rápida absorção. É o acesso para o escritor com conteúdo para transmitir, mas que muito provavelmente não teria a oportunidade de uma editora o encontrar.

As diferenças do ebook para o livro convencional

Assim, temos então o ebook. O texto digitalizado, na tela do tablet, mas agora sem a capa comum, e o cheiro de novo que o livro proporciona. Mas o conteúdo é o mesmo, ou não? Ele ajuda a enriquecer a mente, promover ideias e trazer uma nova visão.

Por ser mais curto, e com característica de um texto de web, um ebook é “engolido” pelo leitor em uma tarde. Uma tarde propensa a aprender muito. A ideia é exatamente essa: conteúdo rápido, dinâmico e direto.

Benefícios do ebook e motivos para adotar

A ideia de estar ligado a uma editora para se ter credibilidade precisa ser refutada. Por vezes editoras rejeitam boas ideias por não serem comercializáveis. Ledo engano, principalmente quando se trata de conteúdo para ebook.
São conteúdos que buscam ajudar pessoas com desejos, problemas ou que almejam um aprendizado de maneira prática. Isso os difere dos livros, assim como:

  • Liberdade para escrita;
  • Apresentam muito mais do que um livro, como planilhas, exemplos gráficos, citações e até hiperlinks;
  • São comprados diretamente no site e recebidos de imediato;
  • É possível ampliar a fonte, é portátil e pode ser impresso;
  • Grande parte dos ebooks vem com a garantia do dinheiro de volta;

Ebook: adotando o novo

Qualquer um pode escrever um ebook. Além de ser bastante simples, a linguagem não exige que qualquer pessoa seja um Machado de Assis. É compartilhamento de conteúdo de forma aprofundada, sem que haja demagogia ou histeria.

É uma forma prática e rápida de compartilhar saberes. Com o ebook, todos podem ser escritores. Basta procurar um nicho que domine, e assim transmitir seu conteúdo.