O Edge Rank funciona como um algoritmo de ranqueamento, assim como o do Google, porém poucas pessoas conhecem a fórmula desse algoritmo secreto que a maior rede social do mundo, o facebook, passou a utilizar para vender espaços publicitários para marcas anunciarem na rede. Muitas empresas ainda acreditam que seus posts aparecem para todas as pessoas que curtiram sua página, porém ter milhões de fãs hoje não significa que esses milhões de pessoas serão impactadas por todo seu conteúdo, como acontecia há alguns anos. Hoje, as postagens das fan pages alcançam apenas 12% do público total da página.

RANQUEAMENTO EDGE RANKSHoje, o Facebook trabalha arduamente para eliminar conteúdos ruins, e por isso trabalhar com anúncios nessa rede pode parecer complicado, para quem posta conteúdos irrelevantes e até produz SPAM, com certeza explorar o Facebook como uma ferramenta de marketing digital com links patrocinados e geração de leads vai ser realmente muito difícil.

O Edge Rank nada mais é do que um algoritmo que faz um filtro de todo o conteúdo que pode chegar até o usuário, é uma fórmula que decide se um post de tal empresa vai ou não aparecer no feed dos curtidores da página, ele faz com que só apareça para cada usuário um conteúdo interessante baseado em muitos fatores, como a navegação do usuário, os interesses dele, outras páginas curtidas, comentários e menções que faz na rede. É uma alternativa de personalizar ainda mais o conteúdo que impacta os usuários do Facebook.

Seus benefícios são mais percebidos pelos usuários que não são mais bombardeados com informação irrelevante. O Edge Rank leva em conta três pilares para realizar seu filtro, a afinidade, o tempo e a relevância. Posts que amigos curtem hoje aparecem muito mais nos feeds, pois o algoritmo entende que quanto maior o grau de afinidade entre pessoas e páginas em comum, maior o peso dos posts. Posts mais novos também estão à frente de conteúdos mais antigos, e assim como a afinidade, a relevância é medida a partir das interações dos usuários com os conteúdos. Por esses motivos que esse é um algoritmo bastante focado na experiência do usuário e um pouco menos nas marcas em si, porém para aquelas que souberem como utilizar o sucesso das publicações é praticamente garantido. O conteúdo dos posts é o que mais importa aqui, e fazê-los bem feitos vai te diferenciar da concorrência com certeza.

Para aumentar o Edge Rank da sua página é preciso focar em algumas coisas. Aposte em postagens curtas e objetivas, utilize bons recursos de design e layout, explore os recursos da ferramenta e encontre os melhores horários para realizar seus posts, sempre de acordo com o estudo do seu público. Interaja com os fãs da sua página, trazendo perguntas e discussões relevantes e tente segmentar suas publicações da melhor forma possível para não perder dinheiro e investimento em um público que nunca se converterá em consumidor da sua marca. Seguindo essas dicas, o caminho na utilização do Edge Rank a seu favor com certeza será menos complexo.