SEO – Search Engine Optimization é um conjunto de técnicas para fazer com que um determinado conteúdo apareça nos primeiros resultados das buscas na feitas na internet. Por exemplo, se um blog publica um texto sobre como viajar com pouco dinheiro e utiliza o SEO de forma adequada, sempre que alguém buscar saber mais sobre o tema poderá encontrar o texto facilmente.

O termo SEO é muito utilizado dentro do marketing de conteúdo, metodologia que busca divulgar uma marca online através de conteúdo de qualidade. Por sua vez, o marketing de conteúdo faz parte do inbound marketing, técnica utilizada para fazer o cliente buscar e empresa, e não mais o contrário.

Micro, pequenas, médias e grandes empresas podem se beneficiar com a internet. Afinal, é onde os clientes passam as horas livres e tiram dúvidas sobre as compras que pretendem fazer. As técnicas de SEO servem para todos que buscam divulgar um produto ou serviço online, e podem ser utilizadas em sites, blogs e redes sociais.

Benefícios do SEO

A internet é um meio concorrido e algumas pessoas já falam em saturação. No entanto, é preciso lembrar que o ambiente virtual sempre possui espaço para novidades e que quantidade não significa qualidade. Um profissional especializado em marketing digital pode fazer a sua empresa se destacar independente da concorrência.

Além disso, o SEO permite alcançar um alto nível de alcance orgânico, ou seja, gratuito. Isso permite que a sua marca cresça no mundo virtual sem grandes gastos e de forma constante. No lugar das promoções, entra o compartilhamento gratuito de conteúdo do interesse do público alvo, permitindo que a marca cresça sozinha.

Dicas de como começar a usar SEO agora mesmo

  • Dê atenção aos títulos – O título deve deixar claro o objetivo do conteúdo para se destacar nos sistemas de busca.
  • Palavras-chave – Determine as palavras-chave pensando nas buscas que serão feitas pelo seu público alvo. Termos muito amplos podem ser substituídos por palavras que se aproximem mais do seu nicho.
  • Conteúdo de qualidade – De nada adianta atrair o público com um bom título e perder o leitor nos primeiros parágrafos. A qualidade do conteúdo é o que define se o leitor voltará e recomendará a postagens para os amigos.
  • Não se esqueça das imagens – As técnicas de SEO também podem ser utilizadas nas imagens. As palavras-chave podem ser utilizadas no código das fotos. Além disso, lembre-se de escolher imagens com qualidade e que passem uma mensagem clara.
  • Não se esqueça dos vídeos – Observe o título e utilize palavras-chave na descrição do vídeo. É importante apresentar as ideias de forma clara e com imagens e áudios de qualidade.
  • URL simples – As palavras-chave ou o título também podem ser utilizados na URL. Evite links grandes demais e com muitos números. Isso facilita o compartilhamento.
  • Monitorar e analisar – Observe o número de visualizações e de interação gerados em cada conteúdo. Dessa forma, é possível entender as preferências dos leitores e realizar alguns ajustes para garantir o crescimento online.